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Princípios das vendas ONLINE

Princípios das vendas ONLINE

Princípios das vendas ONLINE

Existem diversas formas de atuar com vendas não presenciais.
Assim como você, sua empresa não é igual à outra.
Portanto o que vale para um, muito provavelmente não vale para outro, então jamais, jamais mesmo busque soluções tipo “receita de bolo”. Para cada objetivo existe uma estratégia diferente.
Mais uma vez, não opte por soluções ditas como “solução para e-commerce” principalmente se você não tem 100%, repito 100% de controle sobre o conteúdo do site e/ou redes sociais.
E o conselho número um que dou para você que está entrando no mundo das vendas virtuais; Vá com calma!
Mais importante do que comprar ferramentas, cursos, consultorias, bla, bla,bla, é você investir na cultura do e-commerce.
Comece barato, não despeje um grande volume de dinheiro neste momento. O mais importante agora é “vestir a cultura do e-commerce”.
Ter um site é o ideal, mas…
Ainda não tenho, e dai?
Adapte o seu atendimento ao possível.
Existe o “ideal” e existe o “possível”.
Hoje o mercado está com cenário favorável aos pequenos negócios locais.
Você pode começar investindo na cultura de relacionamento de clientes, usando canais de comunicação tipo; WhatsApp e Telegram, que aliás são gratuitos.
Vale muito dentro desta cultura adotar um software CRM Costumer Relationship Management) – Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Outro aspecto imprescindível é a produção de conteúdo de qualidade que você vai dispor, seja no seu site, ou nas suas redes sociais.
Lembra do que eu falei, existe o IDEAL e existe o POSSÍVEL. Não é porque você não tem dinheiro agora para investir num site (ideal), que você vai abandonar seu projeto de vendas online.
Invista nas redes sociais, elas também são uma possibilidade de alcançar seus objetivos.
Ter um site significa que você tem sua própria casa na web.
Ali mora seu conteúdo e você segue suas próprias regras.
Eu comparo as redes sociais – Face, Instagram, Tik Tok, Linkedin, etc a uma casa alugada. O seu conteúdo está lá, mas precisa respeitar rigorosamente as regras do proprietário, e está sempre sujeito ao algorítimo da ferramenta.
Esse tal de algoritmo merece um vídeo só para ele…
Bom…
Cultura de CRM criada e conteúdo de qualidade no site e ou redes sociais.
Tá na hora da estratégia de vendas.
Neste quesito, volto a falar que venda na web não é receita de bolo. Cada qual tem que estudar qual seu melhor formato e estar sempre atento pois isso sempre muda! O estudo e a observação é uma constante.
E existem vários modelos de marketing e geração de vendas; Lançamentos, Remarketing, Listas de Transmissão, Comunidades, Lançamentos, CRM voltado para vendas, Trafego nas redes sociais e ou sites, etc.
E nessa hora é necessário projetar seu negócio.
O que você vende precisa ser entregue? Precisa de um delivery? Será que compensa terceirizar ou mantar uma frota própria? Neste item é imprescindível as planilhas relativas a custo.
Se o que você vende não precisa de entrega física, você estará com uma nítida vantagem comercial, tanto na logística, quanto aos custos do processo de venda.
Bom, espero que com este conteúdo desperte sua atenção para o universo de vendas online.
Qualquer dúvida pode me chamar aqui pelo site ou no meu e-mail.

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