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As quatro Culturas Centrais de uma empresa

As quatro Culturas Centrais de uma empresa

As quatro culturas centrais de uma empresa

As quatro Culturas Centrais de uma empresa

As empresas alinhadas baseiam seus processos de contratação em uma das quatro formas de cultura central.

Serviço de Atendimento ao Cliente

O objetivo de uma cultura por serviço de atendimento ao cliente é criar soluções do ponto de vista do cliente. Obtém se vantagem competitiva por meio de aproximação com o cliente. Essas empresas se esforçam para pensar como seus clientes, antecipar suas necessidades e criar valor para eles. As culturas por serviço de atendimento ao cliente, muitas vezes dão autonomia para o funcionário da linha de frente e criam fortes vínculos de parceria cliente/funcionário que resultam em negócios sucessivos.

Inovação

Uma segunda cultura central é por inovação. O objetivo subjacente de uma cultura por inovação é criar o futuro. A vantagem competitiva provém de se libertar o poder da tecnologia para criar novos produtos, novos mercados e novos nichos dentro dos mercados existentes. Seu apetite voraz por capacidade intelectual só pode ser saciado por um apetite de cultura por inovação para ficar na vanguarda.

Excelência operacional

A terceira cultura é por excelência operacional. O objetivo subjacente de uma cultura por excelência é criar um processo que minimize custos enquanto maximiza a produtividade e eficiência. A vantagem competitiva está em alcançar a essência nos processos de criação e entrega de produtos ou serviços. A base de uma cultura por excelência é melhorar constantemente os sistemas, procedimentos e qualidade do produto ou serviço.

Espírito

A cultura central de crescimento mais rápido é por espírito. O objetivo subjacente de uma cultura por espírito é criar um ambiente que inspire a excelência do funcionário. Obtém se vantagem competitiva por se liberar a energia, a criatividade e o entusiasmo ilimitados das pessoas. As culturas orientadas por espírito, muitas vezes, adotam um objetivo de ordem mais elevada, uma meta corporativa que se estende até um bem comum maior. Elas capitalizam na energia e no espírito coletivos de seus funcionários a fim de impedi los para a excelência.

Cultura e Desempenho Financeiro

Observe que o desempenho financeiro não é uma cultura central. Desempenho financeiro é resultado ou produto, não um impulsionador de excelência organizacional. Empresas que alegam ser “financeiramente orientadas” estão simplesmente invertendo a sequência correta dos resultados (por exemplo, lucro ou patrimônio líquido) a partir de objetivos (serviço singular ao cliente, inovação, excelência operacional ou motivação). Uma olhadela mais profunda no interior de tais empresas demonstra que normalmente uma das quatro culturas centrais é a preferida rumo ao sucesso financeiro. Além disso, Bill Wiggenhorn, presidente da Motorola University, nos lembra que a menos que você seja membro de conselho: “Simplesmente o lucro dos acionistas não tira as pessoas da cama todos os dias”.

Desempenho financeiro é o resultado ou o produto, não um impulsionador da excelência organizacional.

Qual a cultura centrar é a mais importante para sua empresa?

Jim Harris e Joan Brannick

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