Iniciar na Web é mais fácil que imagina

                            Como você ou sua agência se comunica com o mercado? Quais os objetivos traçados para seu site, mecanismos de busca e redes sociais?

Como li em um livro recentemente ”a melhor propaganda é a não propaganda”, e seu maior divulgador é, ou deveria ser, seu passageiro (de preferência pela rede social).

Atingir a maturidade de alavancar a marca através do seu consumidor é o grande trunfo empresarial, tanto pela confiabilidade de quem lhe indica, quanto pelo exercício da empresa em se relacionar com seu mercado, que aliás, é melhor do que qualquer mídia paga.

Divulgar sua marca tendo seu passageiro como veiculo é hoje uma questão de existência e durabilidade da empresa, gerando o almejado “Capital social”, mas isso é tema para outro post.

Se sua homepage oferece somente endereço e telefone, ou pior ainda, o conteúdo não foi postado pela própria agencia, procure mudar o quanto antes. No atual modelo web “o conteúdo é Rei” e a participação dos seus passageiros (WEB 2.0 ou modelo Wiki), é algo imprescindível para sobrepor o modelo OFF pela forma ONLINE de negócios.

Os agentes de viagens possuem muito conteúdo armazenado em suas “prateleiras”, vasto conhecimento, e muita dedicação que poderia ser monetizada via web. Além disso, a sua atual carteira de clientes é um belo start neste novo modelo.

Faço uma aposta com você! Escolha um público, desenvolva um breve conteúdo para ele, poste na sua página e rede social, trabalhe isso diariamente, e conversamos em trinta dias.

Até lá.

Comentários

  • Dayse Machado

    Adorei seu texto, e de fato acho que seja uma ferramenta maravilhosa…
    Só que muita gente acha que só isso é o suficiente para alavancar vendas, e não é… temos uma geração de emissores (você sabe do que estou falando) que ficam aguardando resultados somente pela internet….. o que não acontece a ponto de obtenção de receita para se manter uma estrutura ou até mesmo seu sustento dentro da empresa.
    Quando o profissional já possui uma carteira de clientes e os mesmos são colocados nas redes para que se mantenha um contato e até mesmo se identifique suas necessidades, nada melhor…. pois o cliente é seu multiplicador de ideias e negócios, o cliente estará sempre a par de suas promoções e divulgações e ai surge o interesse, já que temos um histórico de um atendimento anterior.
    Dayse Machado
    Executiva de Contas BW Suites Le Jardin Caldas Novas

    • Rh.Tur

      Oi Dayse! Muito obrigado pelo seu comentário. Concordo plenamente com você!
      Eduardo Racy Abdalla

  • GI Mariano

    Olá Eduardo você como sempre inovando e isso é muito bom, amei seu texto já que infelizmente hoje não contamos com agentes de viagem e sim com emissores de passagens, temos que nos reciclar a cada dia, seguir as tendências do mercado e acima de tudo prestar um serviço com excelência, pois como você cita acima a melhor propaganda ainda continua sendo boca a boca!
    Gi Mariano
    Gerente Comercial
    Four Seasons Turismo.
    Anápolis- Goiás

    • Rh.Tur

      Oi Geslaine,
      Você tem razão, temos sempre que estar em evolução! Eu acredito muito na web para o nosso segmento, e acho que hoje a propaganda ckick to click esta superando o boca a boca!
      Apareça sempre aqui no Blog!
      Eduardo Racy Abdalla

  • ELIENE MEIRELES

    Muito bom o texto amigo, Parabéns, pois essa é a ferramenta da vez….
    Abraços
    Eliene

    • Rh.Tur

      Oi Eliene,
      Também acredito muito nesta ferramenta como sendo a única chance de uma pequena empresa concorrer em igualdade com uma grande, bem como podemos dizer que este modelo é a realidade presente no do agenciamento de viagens.
      Apareça sempre Eliene!
      Eduardo Racy Abdalla

  • Matheus Cordeiro de Oliveira

    Quero parabenizar e exaltar este texto que nos abre a visão sobre como divulgar a sua marca , e colher os frutos dela. Este texto nos leva a visão de reprodução com qualidade e sem forçar o cliente, uma coisa natural, que traz grandes retornos, por isso creio que se nos plantamos bem, vamos colher, bem, parabens e conte conosco.

    • Rh.Tur

      Oi Matheus,

      Muito obrigado pelas suas palavras!
      E um canal feito por todos para todos nós, seja sempre bem vindo neste espaço.
      Eduardo Racy Abdalla

  • Jefferson Barros

    Trata-se de uma teoria interessante, pois muitas agencia vieram de um tempo onde a internet e suas redes sociais ainda engatinhavam e seu principal divulgador sempre foram seus próprios clientes.

    Por outro lado hoje estamos na era da tecnologia onde só muda o meio de comunicação, permanecendo o cliente (passageiros) como ainda o maior divulgador da agencia.

    • Rh.Tur

      Oi Jefferson, realmente anda temos o ranço da era pré web. ainda não aprendemos a pensar o computador e seu meio como uma ferramenta difusora e direcionada.
      Acredito que o agente que obtiver esta percepção vai avançar muito neste momento.
      Um grande abraço e apareça sempre!
      Eduardo Racy Abdalla

  • Miguel Silva

    Parabéns Amigo Eduardo o seu ponto de vista sempre supera as espectativas e cada dia aprendo muito com seus conhecimentos é sim um grande passo para a modernização e o passageiro sempre agradece, pois tem a oportunidade de pesquisa e informação muito mais facil.
    conte comigo sempre.

    • Rh.Tur

      Oi Miguel.
      Prazer “vê-lo” por aqui! A ideia é bem essa mesmo, o passageiro tendo oportunidades de pesquisa com conteúdo produzido por nossa agencia”.
      Um grande abraço e apareça sempre.
      Eduardo Racy Abdalla

  • emilia

    otimo texto , Eduardo, parabens.

    • Rh.Tur

      Oi Emilia!
      Muito obrigado.
      Apareça sempre por aqui.
      Eduardo Racy Abdalla

  • Rafael Felix

    Parabéns Eduardo, texto muito interessante e proveitoso!

    • Rh.Tur

      Oi Rafael,
      Obrigado pelas palavras.
      Apareça sempre.
      Eduardo Racy Abdalla

  • Maria Santos

    Edu, gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo texto fruto de muita pesquisa e aprofundamento, e da prática também. De fato percebemos que as ferramentas virtuais cada vez mais modernas quando aliadas ao dinamismo de uma bom profissional se tornam elementos essenciais para atingir o sucesso nas vendas e promover sua marca. Na prática isso é perceptível, observamos que o agente que sabe explorar a internet e tem conteúdo para informar ao cliente obtêm um bom retorno. É importante também visualizar cada venda como mais uma oportunidade de vender, através da famosa indicação para amigos, familiares… e também através da divulgação nas redes sociais.
    “À medida que o ritmo de mudança acelera, as empresas não podem mais confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade”. Philip Kotler
    Um grande abraço!
    Maria Santos

    • Rh.Tur

      Oi Maria,
      Acredito profundamente no trabalho do pequeno agente via web, e acredito mais ainda que não é tão oneroso e difícil quanto se imagina
      Acho que aos poucos teremos uma migração de colegas para essa nova modalidade.
      Obrigado pelo seu comentário e apareça sempre!
      Eduardo Racy Abdalla

  • Patricia Freitas

    Querido Eduardo, voce foi muito feliz em seu texto, principalmente por nos alertar e nos incentivar a tirar o máximo proveito que os recursos via web , seja site ou redes sociais, podem nos ajudar a alavancar nossas vendas.
    Um grande abraço

    • Rh.Tur

      Oi Patricia,
      Muito obrigado pelos seu comentário! Acredito muito no modelo web. Nossa categoria tem muito conteúdo e vivencia prática, esse “estoque de informações” não pode ficar restrito apenas aos clientes que passam na porta, ligam ou solicitam viagens por e-mail.
      Esse conhecimento deve ser exposto na rede para que os milhões de internautas possam ter acesso.
      E acredite, “ir para web” não exige vultosos investimentos nem tão pouco é um mundo distante!
      Muito obrigado mais uma vez pelo seu post Patricia!
      Eduardo Racy Abdalla

  • Ciro Abdon.

    Olá Eduardo, concordo plenamente com você, Nós Agentes de Viagens temos um vasto conhecimento sobre o assunto, e estamos sempre adquirindo mais e mais a cada reserva!!!, Então vamos por em pratica!!!

    Grande abraço Eduardo.
    Ciro Abdon, FOGG TURISMO.

    • Rh.Tur

      Oi Ciro,
      Sem dúvida nenhuma, e creio muito no trabalho do pequeno agente reunido em grupos de pesquisa, cooperativas de compras e agregando força e valor em conjunto.
      Estamos criando um grupo de estudo, será um prazer tê-lo conosco.
      Grande abraço.
      Eduardo Racy Abdalla