90:9:1

 Se você tem gasto um pouco do seu tempo nas redes sociais on-line, então já tropeçou no princípio 90:9:1. A ideia é muito simples: nos grupos sociais, algumas pessoas participam ativamente mais do que outras. O pesquisador Jakob Nielsen chama isso de “desigualdade participativa” (Participation inequality).

Esses três grupos constituem uma espécie de ecossistema. Mudanças em um grupo afetam a distribuição das pessoas nos outros. Não é possível alterar a distribuição de forma significativa, pois o aumento de participação em um dos grupos estimula o crescimento nos outros dois, mantendo a distribuição próxima a 90:9:1. A participação social tende a seguir a regra 90:9:1 quando:

90% dos usuários constituem a audiência, ou ‘lurkers’. São as pessoas que tendem a ler ou observar, mas não contribuem ativamente na comunidade.

9% dos usuários são editores, ou ‘editors’. Essas pessoas  contribuem algumas vezes, modificando ou adicionando texto a um artigo já criado. Raramente criam algo novo.

1% dos usuários são os criadores, ou ‘creators’. Eles conduzem grande parte das atividades da rede social, ditando o conteúdo e tendências dos textos e artigos do site.

Observar este princípio e suas conseqüências é fundamental para qualquer organização que pretenda estabelecer um ambiente de colaboração e comunicação 2.0. Blogs, fóruns, wikis e redes sociais tendem a seguir a regra 90:9:1, e podem levar a uma grande agilidade na gestão e compartilhamento do conhecimento da empresa, atualmente uma questão estratégica.

Fonte: http://exocortex.com.br/blog/2010/04/a-regra-9091-como-a-participao-dos-usurios-nas-redes-sociais/

Comentários